Imagem do post

Se você está escolhendo um imóvel para alugar ou comprar é importante que esteja atento e levando diversas variáveis em consideração. Uma das principais, certamente, é o posicionamento solar de seu apartamento ou casa. Seja pela iluminação ou temperatura, ter este conhecimento lhe trará diversos benefícios e vantagens de moradia e comercialização, seja no fechamento de um contrato de aluguel ou de venda de imóvel. No decorrer do texto traremos para vocês algumas informações e até curiosidades sobre a influência do posicionamento solar da decisão de compra ou locação de imóveis. Não deixe de conferir!

É de boa prática ética e comercial os corretores informarem e explicarem oposicionamento solar do imóvel que está negociando. Inclusive pelo fato de que esta condição pode influenciar significativamente no valor da transação imobiliária. Logicamente que, quanto mais bem posicionado, mais alto seu valor. E, você, comprador ou locatário de imóveis deve reconhecer essa alta valorização como algo extremamente beneficiador. Afinal, além de estar garantindo a conservação do imóvel, estará garantindo a saúde dos habitantes dele e, também, seu próprio custo de oferta e negociação.

Como já mencionado, a iluminação natural é extremamente importante para a saúde da sua casa ou apartamento. Ela diminui os riscos de ocorrerem problemas estruturais; impedem o excesso de umidade nas paredes e objetos; economiza energia elétrica e, acima de tudo, previne doenças provenientes da umidade aos moradores. E há ainda, uma outra positiva influência do posicionamento solar que deve pesar na decisão de compra ou locação de imóveis: o conforto térmico. O sol que bate o dia inteiro, manterá a sua moradia com uma temperatura favorável nos cômodos internos da casa ou do apartamento.

Mas como vou saber qual o posicionamento solar correto?

Onde os raios solares devem atingir meu imóvel para ter todos esses benefícios?

Bom, primeiramente é importante saber que é a fachada do imóvel, seja casa ou prédio é que define a referência do posicionamento solar.

Também vale saber que, no caso de nosso país, especificamente, estamos localizados no hemisfério sul do globo, o que significa que ele recebe mais luz solar. Assim, a orientação norte é a mais valorizada por trazer maiores vantagens. Dentre elas, o fato de permitir maior incidência de raios solares durante a estação mais fria: o inverno. Isso, porque, devido à variação dos ângulos que o sol forma com a superfície da Terra durante as diferentes épocas do ano, o sol forma um ângulo pequeno durante este período mais gélido.

Daí então, o termo “face Norte” ser um dos principais argumentos de venda ou aluguel de imóveis por imobiliárias. Inclusive, alguns imóveis com essa orientação solar chegam a ser acima de 5% mais caros em comparação aos outros imóveis com diferentes posições

Agora que você já sabe que além de aprovar um imóvel pela região, apreciação do design e condições financeiras, é de extrema importância lembrar a influência do posicionamento solar na decisão de compra ou locação de imóveis  na sua tomada de decisão.

Garanta seus negócios imobiliários com a Imobiliária Schimitz, uma das mais tradicionais imobiliárias da região metropolitana, localizada no centro de Gravataí.